• topo6
  • topo2
  • topo1
  • topo3
  • jquery slider
  • topo5
topo61 topo22 topo13 topo34 topo45 topo56
wowslider.net by WOWSlider.com v8.7
Atendimento ao Cidadão: (35) 3556-1206
 

  Projetos e Programas


Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiologia

SAÚDE EM ARCEBURGO

O município de Arceburgo participa de programas desenvolvidos pelos Governos Estadual e Federal, vinculados às Unidades Básicas de Saúde. Cada programa tem ações e atividades específicas, voltadas a um público definido, mas com um único objetivo: a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, ocasionando melhor qualidade de vida para toda a população municipal.

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

O objetivo do Saúde da Família é atuar na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, alterando, assim, o modelo de saúde centrado em hospitais. As principais metas do programa são: a redução do número de internações hospitalares, a redução da mortalidade materna e infantil e a cobertura vacinal de 95% da população infantil.

Dentro do PSF destacamos as áreas técnicas, onde são realizadas ações específicas para atender a população. São elas: Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Saúde do Trabalhador.

PROGRAMA SAÚDE EM CASA

O Programa Saúde em Casa tem como objetivo ampliar e fortalecer o Programa Saúde da Família (PSF), estruturado a partir de equipes multiprofissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde, acompanhando mensalmente um número definido de famílias.

A prioridade do programa é a promoção da saúde e a prevenção de doenças e o PSF é um importante aliado na concretização das metas estabelecidas pelo governo do Estado para garantir mais saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.

NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da  Família            

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, com vínculo e atuação junto aos profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando assim as práticas em saúde. Diversas ocupações podem compor as equipes do NASF, e em nosso município temos os seguintes profissionais: Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Profissional da Educação Física e Nutricionista. Os profissionais dos NASF podem potencializar as ações de saúde já desenvolvidas pela Atenção Básica, através do apoio especializado, seja através de atendimentos individuais e principalmente atendimentos em grupo.

 PROGRAMA NACIONAL DE HIPERTENSÃO E DIABETES (HIPERDIA)  

O programa está ligado à Atenção Básica, onde o cidadão tem o diagnóstico e tratamento da Hipertensão Arterial e do Diabetes nas UBS do município. Através do acompanhamento destes pacientes é possível a criação de estratégias que visem melhor qualidade de vida

 POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem como propósito garantir a qualidade dos alimentos colocados para o consumo no país, da promoção de práticas alimentares saudáveis e da prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais. As informações da população são inseridas no SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional)

REDE CEGONHA

A Rede Cegonha é uma estratégia operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, através da  vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto, realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade, acesso ao planejamento reprodutivo.

PROGRAMA VIVA MULHER

Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama, tem como objetivo principal reduzir o número de mortes causadas pelo câncer do colo do útero e de mama, permitindo à mulher um acesso mais efetivo ao diagnóstico precoce pelo exame Papanicolaou e exame clínico das mamas, além do tratamento adequado do tumor. As informações são inseridas no SISCOLO e SISMAMA.

PROJETO MÃES DE MINAS

Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, com o objetivo de fortalecer o cuidado com a gestante, a criança e sua família, tão logo que se tenha a notícia da gravidez. Através do projeto, há um contato individual com cada gestante, mobilizando recursos necessários para o acompanhamento e identificação de situações de risco, o que possibilita resolução mais rápida. O contato individual acontece através do call Center (155).

ALIANÇA PELA VIDA

Tem por objetivo fortalecer as estratégias de promoção da saúde e prevenção aos uso e abuso de álcool, crack e outras drogas, prestando assistência aos dependentes com o Cartão Aliança ; e ações educativas para os profissionais que receberão estes pacientes.

REDE FARMÁCIA DE MINAS

O programa visa garantir acesso a medicamentos para a Atenção Primária através da estruturação da Rede Estadual de Assistência Farmacêutica do SUS, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população, sendo dividida em 3 componentes: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Medicamentos de Alto Custo e Medicamentos Estratégicos.



 


 

Prefeitura Municipal de Arceburgo-MG
  Rua Cel.Cândido de Souza Dias, 1033 - Arceburgo-MG - CEP: 37820-000
Telefone: (35) 3556-1206
email: sac@arceburgo.mg.gov.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
08:30 as 10:30: Expediente Interno no Paço Municipal (sede da Prefeitura)
12:00 as 17:00: Atendimento Geral ao Público

Versão 3.0